sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Educação: cada vez andando para trás


A educação é outro setor que vem se agravando a cada ano que passa. Fato disso são as pesquisas feitas no país onde mostra sua péssima atuação. Num país com mais de 190 milhões de pessoas, mais 40 milhões não sabem ler e escrever. Os investimentos são baixíssimos, a qualidade ruim. Comparando o Brasil com outros países, notamos o tamanho da diferença. Enquanto o Brasil investe 959 dólares por pessoa em idade educacional, o México investe 2.019 dólares, os EUA 8.816 e a Noruega, 15.578 dólares. Isto é que faz a diferença. Além disso, a qualidade da educação no nosso país deixa a desejar. Recentemente em um vestibular, o tema da Redação era justamente pra você dissertar sobre a Educação brasileira. E como sabemos, não anda lá estas coisas. Existe solução? Olha solução é o que não falta. O que falta é o interesse por parte dos governantes e valorização por parte deles também. Enquanto isso não ocorrer ela não vai melhorar.
Por: Reginaldo Oliveira, Pedagogo

A cara da corrupção na era PT


Nos últimos anos a corrupção no Brasil tem tomado proporções alarmantes. Os noticiários não falam de outra coisa há não ser de escândalos envolvendo sicrano ou fulano. É corrupção no ministério do esporte, trabalho, agricultura... e por aí vai... é um escândalo atrás do outro. Sem querer julgar nenhum governo ou partido corrupto, o PT, foi o que mais se envolveu em corrupção nestes últimos anos. O partido que combatia com mão de ferro esta prática, tornou-se campeão em corrupção no país. Nunca houve tanta roubalheira como houve agora. De 2003 até hoje é uma rotina só. O que mais choca a sociedade civil é a forma como a presidenta Dilma trata estes acontecimentos. Fica “passando a mão na cabeça” dos corruptos e não faz nada. Este PT, na verdade não poderia ser chamado de partido dos trabalhadores, e sim partido dos trapaças. Lula foi um “bom” governante, mas a sujeira que ele empurrou pra debaixo do tapete foi enorme; haja vassoura para limpar toda esta sujeira. Então, como confiar num partido que tinha tudo pra dá certo, mas que acabou entrando para o lado errado? Hoje, o que se ver no país do futebol é escândalos por toda a parte, e nós honestos, ficamos de bico fechado e boca calada, porque se agirmos, somos tachados de intrometidos.
Por: Reginaldo

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

RELIGIÃO


Muito sacrifício e pouca fé

Fiéis de Maria lotam a frente da igreja para festejar o dia da Imaculada Conceição. Fé ou diversão?
São Julião -PI. 08 de dezembro. 8:00 horas da manhã. A praça que leva o nome da padroeira da cidade, fica lotada de pessoas. Uma multidão de pessoas lota á frente da Igreja Nossa Senhora da Conceição para “louvar e agradecer a Virgem Maria.” Debaixo de um sol escaldante, a população de São Julião, se sacrificam para comemorar o dia dedicado especilamente a Virgem Maria. Aqui tem gente de todas as idades, de todos os lugares. Rezando e agradecendo. Este povo parece não saber que estão no caminho errado. Aqui pregam uma “fé” que se mistura com jogo,cervejas, festas... Estes são os fiéis que se dizem “honrarem” a Deus? De que maneira? Sem saber que estão sendo guiados para um lugar desconhecido, estes devotos, depositam todo sua fé numa mulher que segundo a Bíblia,está morta. E se esquecem que somente a Deus devemos adorá-lo. Se Maria é tão venerada assim pelos fiéis, onde fica Deus em toda esta engrenagem? Será que estão deixando de lado o Deus verdadeiro e adorando a um deus frívolo? O que se pode dizer é que este povo estão cegos e inocentes. Afinal, eles fazem isso para cumprir uma ordem, uma tradição. Quando tudo isso não passa de uma pura idolatria. Este povo estão cegos, mas não estão surdos.
Senhor, perdoais, eles não sabem o que fazem.”
REGINALDO, É PEDAGOGO

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2011




O ANO QUE NÃO TERMINOU
2011, foi um ano marcado por tragédias e fatos que marcaram nossa cidade. Aconteceram coisas nunca antes visto neste lugar. Podemos citar 02 assassinatos, um suicídio, entre outros fatos que chamaram a nossa atenção. Foi sem dúvida um ano pra ficar na história. Há ainda aqueles fatos que não podem ser revelados aqui por questões éticas. Mas quem mora sabe do estou falando. Para os curiosos de carterinhas, deixo aqui o suspenso no ar. Até breve, fui!!!

EDUCAÇÃO


EDUCAÇÃO
O futuro que não chegou
Em dezembro de 2007 o então, governador, Welligton Dias, hoje Senador, em entrevista concedida a este que escreve este artigo, “prometeu” trazer para este município, um Pólo da UAPI( Universidade Aberta do Piauí); fato que não concretizou. Como sabemos, de promessas estamos cheios. Até hoje, nossos estudantes terminam o Ensino Médio e ficam parados sem poder cursar uma universidade, pelo fato de só haver em Fronteiras, Picos... É lamentável que em pleno século 21, dependemos de outras cidades para podermos frequentar uma faculdade. Welligton, talvez nem lembre mais, mas a entrevista está gravada nos arquivos deste autor. Nossa população espera apreensiva e ansiosa a chegada deste Pólo para não ter que se deslocar daqui para outra cidade em busca de seus sonhos. Mas, enquanto isso não acontece, nos vemos obrigados a saír daqui pra outro município, e quem sabe um dia este sonho torne-se reaidade, quem viver,verá! E até lá salve-se quem poder!
Reginaldo, é Pedagogo e Coordanador do Telecentro Com. Antonio Luís do Nascimento, em São Julião-PI.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GERAÇÃO SUICIDA


Por que eles precisam morrer?
Como a depressão e a ansiedade estão matando os jovens e o que os pais podem fazer

Nos últimos anos têm aumentado o número de jovens que tiram a própria vida. Uma onda de depressão, ansiedade, consumismo, influência de uma sociedade consumista e agressiva, tem feito dos nossos jovens, suas maiores vítimas. Hoje, nós, pais, não podemos mais reprimir os nossos filhos porque corremos o risco de perdê-los do dia pra noite. Em meio a esta crise nos vemos de mãos atadas. Milhões de jovens cometem suicídios, deixando suas famílias órfãos e perplexas. Mingúem é capaz de medir a dor e o vazio de perder um ente querido principalmente de forma trágica. Jovens que tinham um futuro todo pela frente, uma longa estrada a percorrer, mas que infelizmente tem suas vidas interrompidas de maneira cruel. Estes jovens vivem ansiosos, angustiados e depressivos. “A depressão é o abatimento físico e emocional, conhecido também como tristeza, desolação, perda de interesse, perda de amor próprio.”
Hoje parece que as pessoas estão mais doentes do que no século passado, apesar dos avanços na medicina e na psicologia. Pesquisas afirmam que 30 ou até 40% da população pode vir a ter esta doença em algum momento da vida. Será o mal do século? A juventude parece mergulhada num mundo confuso, sem noção, sem ver a vida de forma bonita. A cada dia que passa nos deparamos com notícias desta natureza. Jovens que entram numa depressão profunda levando-se ao suicídio. Uma prática que se tornou comum e que vem se alastrando pelo mundo. E o que podemos fazer quando isso acontece? Tanto os pais com a escola e a sociedade em geral, precisam conversar com seus filhos, dialogar com eles, mostrar qual melhor caminho a seguir. Além disso, é necessário que faça “um tratamento eficaz para a depressão casos mais graves, é preciso associar a psicoterapia aos remédios antidepressivos.” O que não podemos é deixar que mais jovens tirem sua própria vida por motivos banais e sem explicação.
Por: Reginaldo, Pedagogo