sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um crime contra a natureza


Um crime contra a natureza
No Ano Internacional das Florestas, nos deparamos com cenas assim. Neste local antes havia várias árvores as chamadas oiticicas, com sombras de encher os olhos, mas a ganância do homem foi maior e não pensou duas vezes em destruí-las. Segundo a ONU, “ as florestas cobrem 31% da área terrestre, servem de casa para 300 milhôes de pessoas e garantem a sobrevivência para outros 1,6 bilhão.” Mas o que vemos nesta triste cena é que as pessoas desconhecem seu valor e não se dão conta do tamanho do prejuízo que causaram não só a natureza em si,mas a se mesmo, e as futuras gerações.
Por aqui passa um riacho de água que de agora em diante irá sentir as consequencias, pois ele ficava cheio quase o ano inteiro e servia de sombra para os animais e até para pessoas algum tempos atrás. É triste ver esta cena e mais triste ainda é saber que algumas pessoas não se conscientizou do perigo que a Terra corre, e não protegendo as matas estão destruindo a se mesmo.
Por: Reginaldo é Pedagogo e Ambientalista.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lixo

O lixo é um problema sério em nossa cidade, empobrece o município e ainda causa a sensação de uma parte de gente ser mal educada. Não suje a cidade, colabore, ajude a natureza ela agradece. Por. Reginaldo

Adeus campo

O campo está cada vez mais vazio, hoje 85% da população vivem nas cidades. O que antes era a alegria das pessoas nas tardes de domingos, conversando debaixo de uma árvore, hoje não se ver mais. A casa abandonada dá uma dimensão do vazio do sertão que foi tão povoado e hoje encontra-se quase sem ningúem. Que pena... Por: Reginaldo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Caatinga


Ajude a salvar a caatinga
A palavra caatinga vem do tupi-guarani e significa mata branca. Na estação seca, as árvores perdem suas folhas, ficando com os galhos e troncos expostos. Dai o nome dado pelos índios. A caatinga é a vegetação típica do Nordeste brasileiro. É a região semiárida mais rica em espécies de plantas e animais do planeta, mas, pela falta de cuidados, vem sofrendo e, em algumas áreas, já se transformou em desertos. A sua destruição acarreta na diminuição da qualidade de vida das populações locais. Se nada for feito, a vegetação nativa desaparecerá.
Localizada no sertão nordestino, a caatinga ocupa 10% do território nacional, abrangendo os estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e o norte de Minas Gerais. As temperaturas médias sao elevadas.
O clima é semiárido. O solo é raso e pedregoso. Sua formaçao original, que no passado era de 800 mil quilômetros quadrados,está reduzida a metade,abrigando cerca de 40 espécies de lagartos, 45 de serpentes, quatro quelônios ( répteis aquáticos desprovidos de dentes, por exemplo, a tartaruga). Existem 44 espécies de anfíbios e também cutia, preá, gambá, veado catingueiro. Cada vez mais raro é o sagui.
A caatinga enfrenta um grave problema: as secas prolongadas, que acabam expulsando milhares de nordestinos de sua terra natal. Migram para outras cidades buscando uma vida melhor.
A caatinga só existe no Nordeste brasileiro. Ajude-nos a defender este bioma. Vamos proteger e salvar o pouco que ainda resta.
Reginaldo Francisco de Oliveira, é Pedagogo, Professor, Ambientalista e Monitor do Telecentro Comunitário, Antonio Luis do Nascimento, em São Julião – PI - profreginaldooliveira@gmail.com




A Árvore


A ÁRVORE É VIDA
Árvore, fonte de vida
Fonte de amor
Fonte de sobrevivência
Para aqueles que têm consciência.
A árvore produz fruto para alimentar
Que jamais pode faltar
Aqui ou em qualquer lugar
Todos, dela, vão precisar.
A árvore é fonte de abrigo
Dela, somos todos amigos
É uma fonte alimentar
Que todos devem preservar
A árvore é fonte de ar
Que todos necessitamos para respirar
Devemos todos respeitar
Para que nunca possa faltar
É tão lindo ver o sol beijar a flor
Isso m ostra que por ela o sol tem amor
E lhe dá muito valor
Pois seus frutos possuem sabor!
A árvore necessita da terra
Para sobreviver na atmosfera
O homem, sem ela, se desespera
E o planeta sem ela se degenera.
São as árvores que nos dão sombra
Servem-nos de casa quando não temos
É por isso que devemos a ela
Todo o nosso respeito e amor!
És minha amiga particular
Sempre quero junto dela ficar
Nunca sozinha vou te deixar
Pois, é minha Irmã e sempre será!
Reginaldo e Gilson

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Politica


O retrato de um País corrupto
Instalados em seus gabinetes no Congresso, os parlamentares brasileiros parecem viver em um universo paralelo. Nesse mundo, ano-luz distante daquele em que vivem os brasileiros, ganham-se bem, trabalha pouco e, neste momento, discute-se com grande empolgação quem será o próximo ocupante de um cargo cujo presente titular é desconhecido por 80% dos habitantes, segundo pesquisas. Além disso, são desonestos, insensíveis e mentirosos. De acordo com a pesquisa, 84% dos brasileiros acham que os parlamentares trabalham muito pouco, 52% considera que não passa de 10% o número de bons deputados e senadores. E tem mais: 55% acham os políticos desonestos, 52% insensíveis e 49% mentirosos. Isso é resultado de um País onde não se cumpre leis e não respeitam os menos favorecidos. São tantos escândalos que nos causam nojo, indignação, revolta, e vontade de “fazer justiça com as próprias mãos.” E quem pode mudar esse quadro? Nós, todos nós. Nossa principal arma é sem dúvida o voto. Com o nosso voto consciente podemos realmente modificar esta triste realidade. Nos últimos anos notamos que a praga da corrupção chegou a lugares nunca antes imaginados por nós. No País que vivemos muitas coisas giram em torno da corrupção. O ser humano mesmo sem ele querer se corrompe. A desgraça do homem é se envolver em política e misturar-se a ela. É algo que nos entristecem e passamos a refletir: em quem realmente confiar?
Como podemos ver não tem em quem confiar. À medida que as coisas avançam, avança também a corrupção, infelizmente! A corrupção no País é algo que nos envergonha e envergonha também o resto do mundo somos conhecidos como o País da impunidade, aqui (Brasil) matam, rouba estrupam, e ninguém vai preso, a não serem os pobres, pretos e analfabetos.
Somos bombardeados todos os dias por noticias de corrupção que envolve políticos no Brasil inteiro. Brasília a Capital Federal, se encontra tomada pela corrupção sem limites; os flagrantes de políticos recebendo dinheiro e colocando nas meias, na cueca, em bolsas... É algo deplorável. E perguntamos: Onde está a Ética que eles tanto proclamam?
Além do mais querem calar a voz daqueles que vivem a serviço de divulgar e mostrar pra nação inteira quem são os verdadeiros ladrões. Lembra do caso Sarney? Que aconteceu no ano passado no Congresso? Onde o Jornal Estado de São Paulo foi impedido de publicar e divulgar o escândalo praticado por ele e seus capangas? Como podemos falar de Democracia num País onde calam a voz dos defensores da verdade? Eles não queriam que as verdades viessem à tona pra não poder comprometer a imagem dele que estão mais sujos do que pau de galinheiro. É lamentável como alguns tratam a Liberdade de Expressão neste País. Querem mostrar ao resto do mundo que eles (alguns políticos) são defensores da democracia. Quando na verdade são uns verdadeiros ditadores. Não sei o porquê que nesta nação algumas pessoas não reagem, acomodam, recuam... Precisamos fazer uma Revolução nesse Brasil do contrário voltaremos aos anos 60.
Amigos leitores fiquem de olhos bem abertos neste ano de eleição e não deposite seu voto em políticos corruptos, sem compromisso para com o povo. E lembre-se não coloque no Poder pessoas que estão envolvidas em escândalos. Não repita a dose. Lugar de políticos ladrões é na cadeia.
Reginaldo Oliveira

Politica

Foto

DIA 21 DE SETEMBRO É O DIA DA ÁRVORES, VAMOS TODOS PROTEGER ELAS. REGINALDO

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Foto

 
Minha formatura em Pedagogia em Alegrete -Pi- 19/08/2011
Felicidaddes a nós todos!

Foto

 
Esta é uma foto da minha terra natal, Poço do Serrote, num local conhecido por Calderão, leva este nome por conter muitas pedras e foi dado pelos mais antigos moradores daquela região. Tem muitas cachoeiras lindas principalmente na época da chuva.
Por: Reginaldo

Julgamento


Os que me julgam, não me conhece, os que me caluniam são mesquinhos e baixo, os que me acusam, são covardes e corruptos, os que me humilha são ainda mais covardes, os que me perseguem são invejosos e miseráveis, os que me elogia são cristãos e filhos de Deus, nunca julgue as pessoas pelos seus atos, mas pelos o que elas são. Oro pelos que me torturam, pelos que me humilha,  e digo: SENHOR, PERDOAIS, ELES NÃO SABEM O QUE DIZEM... REGINALDO, AGORA VIVA E DEIXE EU VIVER!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Educação


EDUCAÇÃO

Quando a Pedagogia não tem importância

Diz a Lei que só pode lecionar no Ensino Fundamental I e II e no Maternal, pessoas com o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Mas, em alguns lugares deste país isto é ignorado. Uma professora chegou a dizer que não importa a formação,o que importa é saber “ensinar”, será? Mais acontece que não é bem assim; para ocupar essa função especifica, o professor tem que ser formado e preparado para lecionar na educação infantil. Porém, acontece ao contrario, para alguns basta que o docente seja “mocinha,bonita, alegre e que goste de criança. – Será que isso é tudo?. Segundo o artigo 62, da LDB. 9.394/96, “a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior,em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades,admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, oferecida em nível médio, na modalidade normal.”
É lamentável que vemos hoje no ensino fundamental e maternal, pessoas lecionando para crianças, com apenas o Ensino Médio, completo, incompleto e até gente que estuda na modalidade EJA, cursando apenas a 8ª série. É um absurdo e uma afronta a Educação brasileira. O governo junto com o Parecer CNE/CEB 04/2000, estabeleceu que todas as instituições de Educação Infantil qualquer que seja sua caracterização, tinha até 2007 para que todos os professores possuíssem, pelo menos, o curso normal de nível médio. Ainda de acordo com o Documento do MEC, que trata da Política Nacional de Educação Infantil, advoga que: os professores e outros profissionais que atuam neste nível de ensino exercem um papel sócioeducativo, devendo, portanto, receberem a qualificação necessária ao desempenho de suas funções. E então, não é qualquer um que pode ir para uma sala de aula só porque gosta de crianças. Além disso, o CNE/CP nº. 1 de 15 de maio de 2006, estabelece que esses profissionais necessitam possuir os conhecimentos Filosóficos, Históricos, Antropológicos, Psicológicos, Ambiental, Ecológico, Lingüístico, Sociológico, Político, Econômico e Cultural. Será que uma pessoa que está cursando o ensino médio na modalidade EJA, tem todos estes conhecimentos? O prazo passou agora para 2016, até lá milhares de pequeninos serão“ alfabetizados” por pessoas que estão estudando na EJA. Pessoas estas que estão em sala de aula por politicagem, por apadrinhamento político. Como o governo quer um país civilizado e melhor, se ele mesmo está permitindo que “ analfabetos alfabetizem” nossas crianças? Alguns ignoram a formação em Pedagogia e acha que isso não tem valor algum, mas afinal, para que serve a Pedagogia? A Pedagogia nada mais é do que uma reflexão teórica e prática a partir de práticas educativas. O didata alemão Schmied- Kowarzik, chamou de “ de ciência da e para a educação, teoria e prática da educação”. Já o francês Jean Houssaye, descreve a pedagogia, como forma de buscar unir a teoria e a prática a partir de sua própria ação. É nesta produção,segundo ele, especifica da relação teoria-prática em educação que a Pedagogia tem sua origem, se cria, se inventa e se renova. Então, é isso a Pedagogia é uma ciência investigativa e renovadora que a todo momento busca unir a teoria a prática. Somente os mais desinformados não sabem disso. Nesta perspectiva, o papel do educador requer o domínio de conhecimentos que lhes possibilite serem autores de sua própria prática, que são: autonomia pessoal intelectual. Negrine afirma que para atuar na educação infantil, é necessário que o profissional tenha ampla compreensão das teorias que tratam do desenvolvimento humano. Do mesmo modo, o profissional da infância deve ser alguém preocupado com a sua prática, um pesquisador de si próprio, co-construtor do conhecimento – seu e das crianças – criando situações interessantes e desafiadoras, questionando-se constantemente acerca dos seus atos.
Para termos uma educação de qualidade e que promova a igualdade entre os povos, precisamos que nossas crianças sejam alfabetizadas por profissionais da área, do contrário, estaremos errando cada vez mais. Porque não podemos permitir que uma criança viva em mundo que se prepara para o século 21 e freqüente uma escola do século 18.

Por: Reginaldo Francisco de Oliveira, Pedagogo