terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Caatinga


Ajude a salvar a caatinga
A palavra caatinga vem do tupi-guarani e significa mata branca. Na estação seca, as árvores perdem suas folhas, ficando com os galhos e troncos expostos. Dai o nome dado pelos índios. A caatinga é a vegetação típica do Nordeste brasileiro. É a região semiárida mais rica em espécies de plantas e animais do planeta, mas, pela falta de cuidados, vem sofrendo e, em algumas áreas, já se transformou em desertos. A sua destruição acarreta na diminuição da qualidade de vida das populações locais. Se nada for feito, a vegetação nativa desaparecerá.
Localizada no sertão nordestino, a caatinga ocupa 10% do território nacional, abrangendo os estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e o norte de Minas Gerais. As temperaturas médias sao elevadas.
O clima é semiárido. O solo é raso e pedregoso. Sua formaçao original, que no passado era de 800 mil quilômetros quadrados,está reduzida a metade,abrigando cerca de 40 espécies de lagartos, 45 de serpentes, quatro quelônios ( répteis aquáticos desprovidos de dentes, por exemplo, a tartaruga). Existem 44 espécies de anfíbios e também cutia, preá, gambá, veado catingueiro. Cada vez mais raro é o sagui.
A caatinga enfrenta um grave problema: as secas prolongadas, que acabam expulsando milhares de nordestinos de sua terra natal. Migram para outras cidades buscando uma vida melhor.
A caatinga só existe no Nordeste brasileiro. Ajude-nos a defender este bioma. Vamos proteger e salvar o pouco que ainda resta.
Reginaldo Francisco de Oliveira, é Pedagogo, Professor, Ambientalista e Monitor do Telecentro Comunitário, Antonio Luis do Nascimento, em São Julião – PI - profreginaldooliveira@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário